sábado, 23 de agosto de 2008

Gestão de Pessoas I (19/08/08)

LIDERANÇA
"Continuum do comportamento de liderança". (Tannembaum).
Principais funções do líder:
*Dar e procurar informações
- monitorar
- esclarecer
- informar
*Construir relações
- gerenciar conflitos
- formar equipe
- dar apoio
*Influenciar pessoas
- motivar
- reconhecer e compensar
*Tomar decisões
- resolver problemas
- delegar
- planejar e organizar
Tomar decisão é a função mais importante do administrador.
Decidir é -> escolher uma alternativa entre as alternativas possíveis.
Fluxo do Processo da Tomada de Decisão.
Reconhecer ou Diagnosticar a situação -> Gerar Alternativas -> Avaliar as alternativas -> Escolher a melhor alternativa -> Implementar a alternativa escolhida -> Avaliar os resultados.
1) Reconhecer ou Diagnosticar a Situação.
Esse é o primeiro passo ou fase do processo de decisão. O disparador dessa fase pode ser um fator positivo ou negativo.
Disparador positivo -> são situações favoraveis para a organização (coisa boa). Ex.: aumento de vendas; novos produtos; lucros excedentes.
Disparador negativo -> são situações desfavoraveis para a organização (coisas ruins). Ex.: queda nas vendas; aumento do número de reclamações do cliente; aumento do índice de turnover (rotatividade do pessoal).
2) Gerar Alternativas.
Esse é um passo importante para que a melhor alternativa seja encontrada. Para gerar alternativas é utilizada a técnica do BRAINSTORMING (tempestade de idéias).
Técnica do Brainstorming:
- Reunir as pessoas;
- Apresentar um problema;
- Pedir que cada um dê idéias para solução.
Para que o Brainstorming seja "frutífero" (saiam boas idéias) é importante seguir as seguintes regras básicas:
*Deixar a imaginação do grupo "correr solta", ou seja, não ridicularizar nem descartar nenhuma idéia colocada.
*Algumas sugestões podem servir "de carona" para idéias interessantes.
*Classificar, junto com o grupo, as idéias que pareçam mais interessantes.
3) Avaliar Alternativas.
Depois de identificar/classificar as idéias surgidas no Brainstorming para avaliá-la devemos submeter cada uma delas a 3 perguntas:
A Alternativa é viavél?
sim/nao
descartar/ eliminar. Ex.: demitir 50% dos empregados. Não é viável porque a CLT não permite.
A Alternativa é satisfatória?
sim/não
eliminar. Ex.: pagar dividas de 500 mil. Vender terreno de 100 mil. Não é satisfatorio pois não resolve o problema.
Suas consequências são aceitáveis?
sim/não
eliminar (estar avaliando a solução em termos éticos). Ex.: matar o meu concorrente. Não tem consequência satisfatória.
4) Escolher a melhor alternativa.
Normalmente será a alternativa que teve resposta "sim" a cada uma das questões da avaliação. Mas é muito importante se ter uma outra alternativa para substituir a primeira opção caso não dê certo. É o conhecido "PLANO B".
5) Implementar a alternativa escolhida.
Isso significa coloca-la em prática.
6) Avaliar os resultados.
É super importante existir um controle dos resultados para se verificar que a solução implantada efetivamente solucionou o problema/situação original.

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