sábado, 23 de agosto de 2008
Gestão de Pessoas I (19/08/08)
LIDERANÇA "Continuum do comportamento de liderança". (Tannembaum). Principais funções do líder: *Dar e procurar informações - monitorar - esclarecer - informar *Construir relações - gerenciar conflitos - formar equipe - dar apoio *Influenciar pessoas - motivar - reconhecer e compensar *Tomar decisões - resolver problemas - delegar - planejar e organizar Tomar decisão é a função mais importante do administrador. Decidir é -> escolher uma alternativa entre as alternativas possíveis. Fluxo do Processo da Tomada de Decisão. Reconhecer ou Diagnosticar a situação -> Gerar Alternativas -> Avaliar as alternativas -> Escolher a melhor alternativa -> Implementar a alternativa escolhida -> Avaliar os resultados. 1) Reconhecer ou Diagnosticar a Situação. Esse é o primeiro passo ou fase do processo de decisão. O disparador dessa fase pode ser um fator positivo ou negativo. Disparador positivo -> são situações favoraveis para a organização (coisa boa). Ex.: aumento de vendas; novos produtos; lucros excedentes. Disparador negativo -> são situações desfavoraveis para a organização (coisas ruins). Ex.: queda nas vendas; aumento do número de reclamações do cliente; aumento do índice de turnover (rotatividade do pessoal). 2) Gerar Alternativas. Esse é um passo importante para que a melhor alternativa seja encontrada. Para gerar alternativas é utilizada a técnica do BRAINSTORMING (tempestade de idéias). Técnica do Brainstorming: - Reunir as pessoas; - Apresentar um problema; - Pedir que cada um dê idéias para solução. Para que o Brainstorming seja "frutífero" (saiam boas idéias) é importante seguir as seguintes regras básicas: *Deixar a imaginação do grupo "correr solta", ou seja, não ridicularizar nem descartar nenhuma idéia colocada. *Algumas sugestões podem servir "de carona" para idéias interessantes. *Classificar, junto com o grupo, as idéias que pareçam mais interessantes. 3) Avaliar Alternativas. Depois de identificar/classificar as idéias surgidas no Brainstorming para avaliá-la devemos submeter cada uma delas a 3 perguntas: A Alternativa é viavél? sim/nao descartar/ eliminar. Ex.: demitir 50% dos empregados. Não é viável porque a CLT não permite. A Alternativa é satisfatória? sim/não eliminar. Ex.: pagar dividas de 500 mil. Vender terreno de 100 mil. Não é satisfatorio pois não resolve o problema. Suas consequências são aceitáveis? sim/não eliminar (estar avaliando a solução em termos éticos). Ex.: matar o meu concorrente. Não tem consequência satisfatória. 4) Escolher a melhor alternativa. Normalmente será a alternativa que teve resposta "sim" a cada uma das questões da avaliação. Mas é muito importante se ter uma outra alternativa para substituir a primeira opção caso não dê certo. É o conhecido "PLANO B". 5) Implementar a alternativa escolhida. Isso significa coloca-la em prática. 6) Avaliar os resultados. É super importante existir um controle dos resultados para se verificar que a solução implantada efetivamente solucionou o problema/situação original.
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