segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Gestão de Pessoas I (05/08/08)
As pessoas são seres sociais porque elas interagem com outros grupos. O comportamento humano dentro das organizações é influenciado por 2 fatores: 1. Fatores internos. Não são relacionados à organização mas sim ao ser humano e decorrem dos aspectos de personalidade do homem como valores, crenças, motivação, capacidade de aprendizagem, etc. 2. Fatores externos. Está relacionado à organização e não ao ser humano. São considerados fatores externos: políticas da empresa, premiações, punições, atuação da chefia, meio ambiente organizacional, etc. Motivo ou Motivação -> É uma coisa que me impulsiona a agir para atingir um objetivo específico. Como funciona a motivação para o ser humano: Esquematicamente podemos considerar: Estado de equilíbrio->Estímulo ou incentivo->necessidade->Tensão ou insatisfação->Comportamento ou ação->Satisfação. (Ciclo Motivacional) O Ciclo Motivacional é iniciado ou tem como seu disparador a necessidade. Maslow: A teoria de Maslow é baseada nas necessidades humanas. Ele coloca as necessidades na sua Pirâmide de Maslow. Necessidade fisiológica (fome) -> Necessidade de segurança (proteção) -> Necessidade social (amizade) -> Necessidade de Estima (reconhecimento) -> Necessidade Autorealização (utilização plena da capacidade). Necessidades Secundárias -> Nec. Autorealização, Nec. de estima, Nec. social. Necessidades Primárias -> Nec. de segurança, Nec. fisiológica. De acordo com Maslow o ser humano só pode estar em um único patamar da Pirâmide de Maslow em um determinado momento da sua vida. Herzberg: Para o Herzberg a motivação humana está relacionada a 2 fatores: 1. Fatores Higiênicos. Se referem aos aspectos que cercam os funcionários enquanto ele trabalha. Ex.: condições do ambiente de trabalho, salário, benefícios, tipo de chefia, as normas e procedimentos da empresa. 2. Fatores Motivacionais. Está relacionado ao conteúdo do cargo. Ex.: delegação de responsabilidade, promoção, liberdade para exercer a função, estabelecimento de objetivos ou metas, etc. Spitzer: Para Spitzer existem algumas verdades organizacionais que são, na realidade, mentiras: 1. Algumas pessoas são passivas de serem motivadas e outras não. 2. As recompensas que irão motivar os funcionários são: salários, status e benefícios. 3. A ameaça é a única motivação que as pessoas entendem. 4. A motivação dos funcionários é responsabilidade do Recurso Humano (departamento). 5. Motivação é bom senso. Diretores e chefes devem utilizar os seus instintos para motivar as pessoas.
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