segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Gestão de Pessoas I (05/08/08)

As pessoas são seres sociais porque elas interagem com outros grupos.
O comportamento humano dentro das organizações é influenciado por 2 fatores:
1. Fatores internos.
Não são relacionados à organização mas sim ao ser humano e decorrem dos aspectos de personalidade do homem como valores, crenças, motivação, capacidade de aprendizagem, etc.
2. Fatores externos.
Está relacionado à organização e não ao ser humano. São considerados fatores externos: políticas da empresa, premiações, punições, atuação da chefia, meio ambiente organizacional, etc.
Motivo ou Motivação -> É uma coisa que me impulsiona a agir para atingir um objetivo específico.
Como funciona a motivação para o ser humano:
Esquematicamente podemos considerar:
Estado de equilíbrio->Estímulo ou incentivo->necessidade->Tensão ou insatisfação->Comportamento ou ação->Satisfação.
(Ciclo Motivacional)
O Ciclo Motivacional é iniciado ou tem como seu disparador a necessidade.
Maslow:
A teoria de Maslow é baseada nas necessidades humanas. Ele coloca as necessidades na sua Pirâmide de Maslow.
Necessidade fisiológica (fome) -> Necessidade de segurança (proteção) -> Necessidade social (amizade) -> Necessidade de Estima (reconhecimento) -> Necessidade Autorealização (utilização plena da capacidade).
Necessidades Secundárias -> Nec. Autorealização, Nec. de estima, Nec. social.
Necessidades Primárias -> Nec. de segurança, Nec. fisiológica.
De acordo com Maslow o ser humano só pode estar em um único patamar da Pirâmide de Maslow em um determinado momento da sua vida.
Herzberg:
Para o Herzberg a motivação humana está relacionada a 2 fatores:
1. Fatores Higiênicos.
Se referem aos aspectos que cercam os funcionários enquanto ele trabalha.
Ex.: condições do ambiente de trabalho, salário, benefícios, tipo de chefia, as normas e procedimentos da empresa.
2. Fatores Motivacionais.
Está relacionado ao conteúdo do cargo.
Ex.: delegação de responsabilidade, promoção, liberdade para exercer a função, estabelecimento de objetivos ou metas, etc.
Spitzer:
Para Spitzer existem algumas verdades organizacionais que são, na realidade, mentiras:
1. Algumas pessoas são passivas de serem motivadas e outras não.
2. As recompensas que irão motivar os funcionários são: salários, status e benefícios.
3. A ameaça é a única motivação que as pessoas entendem.
4. A motivação dos funcionários é responsabilidade do Recurso Humano (departamento).
5. Motivação é bom senso. Diretores e chefes devem utilizar os seus instintos para motivar as pessoas.

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